quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Madonna della scala (1490), Michelangelo, Casa Buonarroti, Firenze


A obra transmite a preocupação evidente de uma figura materna, que envolve seu filho numa atitude de proteção, com o seu manto. Mas, a despeito disso, o dorso da criança está exposto, assim como seu braço. Por maior que seja o desejo de proteger seu filho, parece não ser possível fazê-lo totalmente. O conceito passado apresenta uma cena cotidiana (mãe e filho) como bela, verdadeira. Espela o divino. Há grande preocupação com a harmonia das formas. A experiência estética permite um diálogo com o sobrenatural, com o divino.
 Michelle de Almeida Sinder

A face de Maria revela um distanciamento de seu espírito do momento espaço-temporal em que se encontra. Ao mesmo tempo que parece estar protegendo o menino- Deus do corriqueiro da vida, já que este teria uma missão que transcende qualquer atividade humana. Talvez na mente da mãe esteja algo como: "o que será deste menino?" Parece tão comum quanto os outros,mas seu coração indica que não é assim. O que será que o espera?

Marcelo Henrique

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Escravo agonizante (1513-1516), Michelangelo, Museu do Louvre, Paris



A obra belíssima de Michelangelo nos impressiona pelo seu tamanho, beleza e vitalidade. Parece que irá ser sacrificado simbolizando todos os homens que lutam. É perfeita.

Diego F. S. de Souza

Escravo rebelde (1513-1516), Michelangelo, Museu do Louvre, Paris




Em um primeiro momento, a obra revela-se impactante. Impossível permanecer insensível diante da imagem de sofrimento,aliada a uma evidente tentativa dereação. O escravo contorce-se no anseio de libertar-se, curvado mas de pé, sofrendo, mas buscando soltar-se das amarrars que o ferem. Transmite, essa escultura, o quanto da dignidade humana é ferida quando aprisionada, e resgatada no desejo de libertação.

Feita em 1513-1516, reflete o ambiente físico e cultural do Renascimento italiano, evocando a magnificência da grécia antiga, seu ideal de beleza, baseado no equilibrio e harmonia das formas (a despeito de tratar-se de uma imagem de sofrimento). A musculatura do nu, em ação dramática, revela o conhecimento de anatomia e habilidade na expressão espacial. Sua harmonia tem grande valor estético.

Em suma, a obra passa um conceito. Tem um sentido, um propósito, um discurso e uma idealização. Apreocupação estética é visível aos olhos de quem observa.

Michelle de Almeida Sinder

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Davi (1501-1504), Michelangelo, Galleria dell'Academia, Firenze

"A obra é muito rica em detalhes. Retrata perfeitamente a anatomia de um homem, os músculos, principalmente o abdomem e o peitoral, as panturrilhas, os pés, as mãos. É um aobra que assombra pelos muito detalhes. Até mesmo a cartilagem no pescoço parece ter ossos e dá a impressão de que a qualquer momento irá sair andando".
Robson M. Cabral

"Trata-se de uma obra belíssima do escultor Michelangelo. Impressiona pelo seu gigantismo (mais de 4 metros!), como pela perfeição dos detalhes e pela harmonia do conjunto. Representa a expressão estética de um momento histórico da arte universal, com aportes estéticos greco-romanos. O pequeno Davi é representado com toda a expressão da grandiosidade de sua conquista -a quanto se insere no seu corpo atlético e na invergadura da obra. Imperdível!
Rony E. A.A. Zanini

Pietà (1497-1499), Michelangelo, Basilica São Pedro, Roma


"A perfeição da imagem demonstra e realça a mãe de Deus, mesmo diante do sofrimento. Seu olhar com o rosto inclinado indica a consolação de ter o filho morto nos braços. Aprotuberância do panejamento do seu colo, leva-nos a perceber a beleza das linhas e curvas. Até mesmo as curvas do corpo de Jesus é semelhante a um corpo real".
Wilson Alan

"A imagem transmite a tristeza no semblante de Maria, mas ao mesmo tempo uma aparência de serenidade. A forma com que segura Jesus também demonstra a força que faz para sustentá-lo. A forma com que a mão direita o segura. O Cristo aparenta realemente morto, a forma em que está despojado sobre o colo de Maria. Os traços são perfeitos, os efeitos de sombra dados pela forma em que foi esculpida dão vida ao monumento".

Rogério Lemes

Moisés (1513- 1516), Michelangelo, Chiesa di San Pietro in Vincoli, Roma


"De fato, a escultura parece expressar um tom de prepotência, imponência; sentado, sugere um trono; boa aparência física; barbas, sugerindo um sábio ancião com palavras incontestáveis.Lembra as estátuas gregas como por exemplo, Zeus que, sentado em seu trono, governa o Olimpo. Impressiona sobretudo pela riqueza de detalhes; a expressão facial, principalmente o olhar, corrobora para as impressões acima mencionadas".
Éverton Machado dos Santos

A imagem da escultura deMoisés transpassa uma figura austera, sábia, reflexa, forte. O cenho franzido representa uma preocupação. O olhar apresenta uma conotação de incerteza quanto ao futuro. as barbas cheias e compridas trazem uma referência à sabedoria e vivência. O braço musculoso faz referência à força do patriarca. Amaneira como apóia-se nas tábuas da lei, trazduz uma preocupação. Os cornos trazem uma impressão desagradável, até mesmo em razão de sua desproporção e desarmonia. A Imagem como um todo é bela e harmônica, impressionando pelos detalhes precisos de cada ponto da obra.
Rony E.A.A.Zanini